sexta-feira, 29 de março de 2024

31 de Março - Dia da Saúde e da Nutrição

 
A relação da alimentação saudável com a saúde é conhecida desde a Grécia antiga. É atribuída a Hipócrates, sábio e uma das figuras mais importantes da história da medicina, a frase: “Dos alimentos farás a tua medicina”.

Para o estudioso grego, nascido em 460 a.C., várias epidemias relacionavam-se com fatores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde as pessoas viviam e muitos dos seus comentários são válidos até hoje.

O “Dia Nacional da Saúde e da Nutrição”, comemorado em 31 de março, é uma data para conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável para a saúde.

O hábito alimentar do brasileiro tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas, levando a um aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral.

Consumir alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, feijões e grãos integrais é uma ação fundamental para que a ingestão de sódio, açúcar e gorduras saturadas seja reduzido.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente as diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico. Essas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.

Alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso, permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

No escopo das ações do governo brasileiro para a promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional, o Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira – Promovendo a Alimentação Saudável, com as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população.

O Guia se constituiu em um marco de referência para indivíduos e famílias, governos e profissionais de saúde sobre a promoção da alimentação adequada e saudável.

Respeitando a diversidade regional brasileira e os diferentes grupos populacionais, o Guia recomenda que o consumo de alimentos processados seja reduzido e que os produtos ultra processados sejam evitados. Sempre com informações claras, que ajudam a fazer as melhores escolhas alimentares.

Para uma boa nutrição é necessário ter uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e a variedade adequada de nutrientes para o organismo.

E para garantir mais saúde é essencial mudar o prato: menos alimentos industrializados e mais alimentos naturais!

– Evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
– Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
– Beber bastante água;
– Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
– Fazer exames preventivos e consultar o médico periodicamente;
– Praticar exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após avaliação médica;
– Dormir pelo menos 8h num período de 24h.

Fontes:

Associação Brasileira de Nutrição
Centro de Saúde da Comunidade/Unicamp
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira

terça-feira, 26 de março de 2024

Regras para entrada de ovo de Páscoa nos presídios paulistas

 


Somente será permitido um ovo por preso; data da postagem deverá ser até 30/03 próximo

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que foi autorizada a entrada de ovos de Páscoa para entrega aos reeducandos, desde que sejam seguidas as seguintes regras:

Os visitantes poderão levar o ovo de Páscoa nos dias 30 e 31 ou pelos Correios com data de postagem até o dia 30, mesmo que o recebimento aconteça em data posterior.

Ele deverá ter até 300 gramas, ser simples e sem recheio. Estão permitidos ovos de chocolate amargo, ao leite ou branco, podendo ser diet ou sem lactose também.

Ele deve ser industrializado e não será descontado da quantidade de potes da alimentação rotineira.

O ovo deve estar armazenado em pote ou sacola transparentes, diferente dos da comida e fora da sua embalagem original.

Somente um ovo por preso.

sábado, 23 de março de 2024

24 de Março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose

 

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

Sinais e sintomas mais frequentes:


– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– cansaço excessivo e prostração;
– febre baixa geralmente no período da tarde;
– suor noturno;
– falta de apetite;
– emagrecimento acentuado;
– rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento:


A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

segunda-feira, 18 de março de 2024

20 de Março - Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia mundial da Saúde Bucal: o que você precisa saber para cuidar da sua!





No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Essa data foi criada para lembrar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde da boca. É comum vermos na mídia campanhas como o Outubro Rosa, que visa conscientizar a população sobre o câncer de mama, ou como o Novembro Azul, que tem como objetivo alertar os homens sobre o câncer de próstata. Contudo, as campanhas sobre a saúde bucal são menos frequentes e famosas. Por isso, foi criado o Dia Mundial da Saúde Bucal.

Cuidar da saúde da boca é tão importante quanto cuidar da saúde das outras partes do corpo. Isso porque, cuidar dos dentes não é só uma questão estética, já que muitos problemas relacionados à saúde bucal, como a cárie, se não tratados, podem impactar a saúde de todo o organismo da pessoa.

Portanto, é muito importante aprender a prevenir os problemas relacionados aos dentes, língua e gengiva para ter uma vida saudável.

Continue lendo este texto para descobrir qual é a importância do Dia Mundial da Saúde Bucal, quais são os principais problemas bucais que atingem a população e como cuidar bem da saúde da boca.

Qual é a importância do Dia Mundial da Saúde Bucal?


Essa data foi criada pela Federação Dentária Internacional (FDI) em 2007. Originalmente, o Dia Mundial da Saúde Bucal era comemorado em setembro, no entanto, após uma decisão do FDI em 2012, essa data passou a ser celebrada no dia 20 de março.

O objetivo do Dia Mundial da Saúde é alertar a população sobre a importância de ter uma boa higiene bucal e de visitar o dentista regularmente (a cada seis meses).

Além disso, essa data também foi criada para mostrar às pessoas que a saúde bucal tem grande impacto na vida de todos. Isso porque, os dentes, a gengiva, a língua e a mucosa bucal são estruturas que impactam diretamente na fala, na alimentação e na saúde como um todo.

Também é preciso lembrar que ter um sorriso bonito ajuda a melhorar a autoestima e as relações pessoais. Há casos de pessoas que perderam um ou mais dentes ou tiveram outro problema bucal que impacta na estética da boca, e desenvolveram problemas para se relacionar por vergonha ou insegurança.

No Brasil, de acordo com dados do IBGE, 16 milhões de pessoas não possuem nenhum dente na boca. Dessas pessoas, 38% dizem se sentir inseguras para ir a eventos sociais; e 41% afirmam que têm mais dificuldade para pronunciar algumas palavras.

Sendo assim, ter uma boca saudável também impacta diretamente na vida social e profissional das pessoas.
Dia Nacional da Saúde Bucal

No Brasil, além do Dia Mundial da Saúde Bucal, que é comemorado dia 20 de março, também há o Dia do Dentista, ou Dia Nacional da Saúde Bucal, que é celebrado no dia 25 de outubro.

Essa data foi escolhida porque no dia 25 de outubro de 1884 foi criado o primeiro curso de odontologia do Brasil.

Quais são os principais problemas bucais


As doenças bucais atingem a maioria da população. Só a gengivite, por exemplo, afeta um a cada dois adultos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Dental Research.

Confira a seguir quais são as doenças bucais mais prevalentes entre a população:
  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Câncer de boca;
  • Sapinho na boca (também conhecido como candidíase oral);
  • Macroglossia (também conhecido como língua grande);
  • Aftas;
  • Língua geográfica;
  • Língua preta pilosa.

Algumas dessas condições podem se manifestar devido a um problema em outra parte do organismo da pessoa. Por exemplo: uma das causas da macroglossia pode ser o hipotireoidismo. Já a afta e a língua geográfica podem estar ligadas a deficiências nutricionais.

Além disso, caso algumas doenças bucais não sejam tratadas, elas podem trazer sérios riscos para a saúde. A gengivite, por exemplo, pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver problemas cardíacos.

A teoria mais aceita sobre a relação entre esses dois problemas é que a gengivite permite que as bactérias que estão na boca entrem na corrente sanguínea e se alojem nos depósitos de gordura localizados no coração. Portanto, quem quer ficar ou se manter saudável precisa cuidar da saúde bucal.
Como cuidar da saúde bucal?

Cuidar da saúde bucal não é difícil, e com a adoção de pequenos hábitos no dia a dia é possível ter uma boca saudável e prevenir várias doenças.

Para cuidar bem da sua saúde bucal você deve:

  • Escovar os dentes após as principais refeições;
  • Usar fio dental;
  • Usar enxaguante bucal.

Além disso, a alimentação também pode afetar a saúde da sua boca. Por isso, procure ter uma dieta balanceada e evite ingerir alimentos e bebidas com muito açúcar. Também é importante não consumir álcool em excesso.

Fumar também pode causar muitos prejuízos à saúde como um todo, portanto, se você tem esse hábito, procure ajuda para parar de fumar.

Fonte: Unimed

segunda-feira, 11 de março de 2024

Conhece o Reintegra?

 


A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), é um órgão que pertence a estrutura da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) e tem como um de seus objetivos a implantação de programas, projetos e atividades de reintegração social dos sentenciados e pessoas egressas do sistema prisional.


A Plataforma de Educação e Orientação Profissional é uma dessas ações, gerida pelo Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da CRSC ela visa a qualificação profissional e acesso à informação de modo a contribuir para a inclusão e permanência no mercado de trabalho e a geração de renda.

Esta iniciativa parte da necessidade de ampliar e diversificar a oferta de atividades que possam contribuir para a promoção de direitos e acesso a trabalho e uma renda adequada para qualidade de vida e superação das condições que levam a vulnerabilidades sociais.

Das experiências adquiridas durante a pandemia, por exemplo, a oferta em ambiente virtual dos cursos como preparação para o ENEM, ou mesmo de auxiliar de cozinha no âmbito da ação Diversidade à Mesa voltada ao público LGBTQI+, percebeu-se a importância desses conteúdos continuarem à disposição, difundindo e ampliando cada vez mais as propostas de reintegração social.

Portanto este ambiente é a materialização dessa proposta, e está voltado para a disponibilização de cursos livres em diferentes áreas do conhecimento, na preparação para o mercado de trabalho e orientações para empreender, além de contar com uma vitrine social que reúne um conjunto de empreendimentos e negócios sociais que são integrantes do público assistidos pelos programas da CRSC.

Clique no botão abaixo para acessar os cursos gratuitos!



Bons estudos!


19 de março - Dia mundial do Sono


 

Distúrbios do sono

Insônia:

A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado. Estes episódios de insônia podem estar relacionados a vários fatores, e são bastante individuais: expectativas (viagem, compromissos, reuniões, prova, etc.), problemas clínicos, problemas emocionais passageiros, excitação associada a determinados eventos. Mas pode tornar-se crônica e provocar muito sofrimento ao longo dos anos.

A insônia está associada a vários fatores. Algumas pessoas apresentam maior tendência à insônia e quando expostas a condições de estresse, doenças ou mudança de hábitos, desenvolvem episódios de insônia. Estes episódios podem se prolongar por muito tempo, principalmente porque a pessoa tende a associar suas dificuldades de dormir a uma série de comportamentos: esforço para dormir, permanência na cama só para descansar, elaboração de pensamentos e planejamentos na hora de dormir, atenção às suas preocupações, atenção a fenômenos do ambiente, como ruídos e pessoas que estão dormindo, provocando sempre uma supervalorização destes fatos, o que realimenta a insônia.

Apnéia Obstrutiva do Sono:

A Apnéia Obstrutiva do Sono caracteriza-se pela obstrução da via aérea no nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos. Após esta parada, a pessoa acorda, emitindo um ronco muito barulhento. A apnéia obstrutiva do sono pode ocorrer várias vezes durante a noite, havendo pessoas que apresentam uma a cada um ou dois minutos.

Em longo prazo, pacientes com apnéia obstrutiva do sono podem desenvolver doenças nas artérias, provocadas pelo acúmulo de colesterol nas suas paredes, além de provocar a ocorrência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame). Também pode se desenvolver a síndrome metabólica, que é a ocorrência de distúrbios da gordura e do açúcar do sangue, hipertensão arterial e aumento da circunferência abdominal. Quem apresenta esta síndrome tem maior tendência a ter infarto do miocárdio e derrame cerebral.

Síndrome das pernas inquietas:

É um distúrbio caracterizado por agitação involuntária dos membros inferiores, mas que pode ocorrer também com os braços, nos casos mais graves. Em geral, os sintomas são mais intensos à noite, fazendo com que a pessoa durma mal ou quase não durma. Como conseqüência, passa o dia sonolento, cansado, indisposto e irritado.

Sintomas:

A principal manifestação dos problemas crônicos de sono é a sonolência diurna exagerada. As primeiras manifestações dos distúrbios do sono são as alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento. Para algumas pessoas, basta uma noite mal dormida para que não esteja bem no dia seguinte, principalmente menos tolerante, irritadiça, e com dificuldades de memória, podendo surgir também dor de cabeça. Um sintoma muito característico de distúrbio de sono é o ronco. O ronco ainda hoje é interpretado popularmente como sinal de que o indivíduo dorme bem, mas é justamente o contrário.

Quem ronca está esforçando sua musculatura respiratória para além de seus limites, e está sobrecarregando o coração de trabalho. Ao longo do tempo o indivíduo que ronca pode ficar hipertenso e/ou apresentar infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Quem ronca pode ter apnéia obstrutiva do sono, e outros indícios desta doença podem ser a obesidade, prejuízo de memória, dificuldade de raciocínio, diminuição da libido, disfunção erétil (impotência), pescoço grosso, circunferência abdominal elevada, boca pequena, queixo para traz, amígdalas grandes.

O que fazer para ter uma boa noite de sono?

Chegar em casa pelo menos três horas antes do horário de dormir. Deixar bem claro para você mesmo que seu dia de trabalho acabou pelo menos duas horas antes de dormir, quando então deverá tomar banho, ler e relaxar. Não se deve ir para a cama sem sono. Não se deve usar a cama para planejar o dia seguinte, ler, assistir TV. A atividade sexual não traz problemas. Ter sempre um horário regular para se deitar e levantar. Evitar o consumo de alimentos excitantes, de bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína; comer muito próximo ao horário de dormir também não é recomendado. Se não pegar no sono após 15 ou 30 minutos, levante-se e vá para outro recinto ler. Evitar assistir TV, principalmente programas muito excitantes. Não realizar exercícios intensos próximo ao horário de dormir. Manter as regras inclusive nos finais de semana. Se estiver roncando, mesmo que lhe pareça o contrário, você pode não estar dormindo bem. Ao acordar, deixe a luz do sol entrar em seu quarto.

Ao perceber qualquer alteração, procure um médico neurologista. Ele é o profissional mais indicado para analisar seu sono.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em novembro de 2.012.

Fonte:
Academia Brasileira de Neurologia

https://bvsms.saude.gov.br/disturbios-do-sono/

quarta-feira, 6 de março de 2024

10 de março é Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo lembra a importância das atividades físicas

Falta de exercícios pode causar diversos tipos de doenças, além de piorar a qualidade de vida. Memória e inteligência também ganham com práticas esportivas.

A falta de atividades físicas é um dos fatores responsáveis por muitas doenças e condições que agravam a saúde. Para alertar sobre a importância de incluir a prática de exercícios no cotidiano, no dia 10 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. A data alerta para dados preocupantes: hoje, quatro em cada cinco adolescentes são sedentários, ou seja, 81% dos jovens entre 11 e 17 anos não realizam nenhum tipo de atividade física. Nos adultos, o sedentarismo está presente em 23% dos indivíduos. 

Vamos juntos melhorar estas estatísticas. Procurem um Profissional de Educação Física capacitado, façam todas as avaliações necessárias, pratiquem regularmente a atividade física que mais lhes agradam e tenham uma vida mais saudável. Juntos, somos mais fortes!  

Fonte: O Diário do Vale



 

terça-feira, 5 de março de 2024

MARÇO LILÁS E AZUL-MARINHO: COMBATE AOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E COLORRETAL


As cores lilás e azul marinho foram escolhidas para marcar a campanha de combate aos cânceres do colo do útero e do colorretal, respectivamente. O mês de março é marcado pelo alerta às doenças.

Março Azul-Marinho - O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no país.


No câncer colorretal, os tumores aparecem no cólon e no reto, partes do intestino grosso. O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.

Sintomas

Nos estágios iniciais, a doença, geralmente, não causa sinais e sintomas. Recomenda-se procurar seu médico, caso apresente um ou mais dos sintomas:

- Diarreia ou constipação.

- Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.

- Presença de sangue nas fezes.

- Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.

- Cansaço e fadiga.

- Perda de peso sem um motivo específico.

Os cânceres colorretais podem muitas vezes causar sangramento no trato digestivo. Às vezes, o sangue pode ser visto nas fezes ou estas parecem estar mais escuras, no entanto, muitas vezes, as fezes parecem normais. Mas, com o tempo, a perda de sangue pode ser cumulativa provocando anemia. Às vezes, o primeiro sinal do câncer colorretal é a diminuição dos glóbulos vermelhos no exame de sangue.

Março Lilás - Essa campanha visa levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo de útero, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.


Considerada a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal.

Os fatores de risco do câncer de colo de útero envolvem o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, tabagismo, histórico familiar e início precoce da vida sexual e múltiplos parceiros.

Sintomas

O câncer de colo de útero possui um desenvolvimento lento, sem causar sintomas em estágio inicial. No entanto, em casos mais avançados o tumor pode causar:

- Sangramento vaginal anormal.

- Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual

- Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.

- Sangramento após a menopausa.

- Sangramento após a relação sexual.

- Dor durante a relação sexual.

- Dor na região pélvica.

- Em casos de doença avançada os sinais e sintomas podem incluir:

Inchaço das pernas.

- Problemas ao urinar ou evacuar.

- Sangue na urina.

Esses sinais e sintomas também podem ser provocados por outras condições além do câncer de colo do útero. Ainda assim, se algum desses sinais ou outros sintomas suspeitos surgirem você deve consultar um ginecologista imediatamente, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

segunda-feira, 4 de março de 2024

Ouvidora da SAP esclarece dúvidas sobre atendimento via Whatsapp nos presídios da SAP

 A Ouvidora da SAP, Ana Paula Bento da Silva, esclarece como funciona o atendimento via Whatsapp nas unidades prisionais do estado de São Paulo.


Atenção!


Como explicado no vídeo acima, nosso sistema foi criado em um computador, sem interação nenhuma humana. Sendo assim, as informações, são relativas ao MENU, digite o número correspondente para obter as informações, evite fazer perguntas escritas. O robot esta programado para entender algumas perguntas, mas nem sempre ele irá entender.
Para acessar nosso WhatsApp, CLIQUE AQUI!




Entendendo termos prisionais

 De repente preso!     Aqui por ser uma unidade mista, onde possui diversos tipos de condenações, assim como pessoas que não foram condenada...