quarta-feira, 29 de maio de 2024

31/05: Dia Mundial sem Tabaco




No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se une aos órgãos e instituições de saúde de todo o mundo para apoiar o combate ao tabagismo, que mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O uso do tabaco continua sendo líder global entre as causas de mortes evitáveis e um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e diabetes.

Os resultados positivos para quem deixa de fumar são inúmeros: em até 20 minutos após parar, a frequência cardíaca do ex-fumante tende a se estabilizar. Em 12 horas, o nível do monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Após dois dias, há uma melhora sensível do olfato e do paladar. Depois de três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação sanguínea melhora. Após um ano, há 50% de redução no risco de morte por infarto do miocárdio, conforme dados da OMS.

Segundo o Ministério da Saúde, a nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência. O quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim um padrão de autoadministração caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.

Por outro lado, quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Fonte: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/ans-incentiva-e-acredita-uma-vida-sem-cigarro-e-possivel


sexta-feira, 17 de maio de 2024

Aproximação Familiar

 Assista o Vídeo Explicativo:




Solicitar transferência de pessoa presa para outra unidade mais próxima/aproximação familiar

    Os pedidos de transferências devem ser feitos por escrito e endereçados as Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais ou entregue na unidade prisional em que o preso se encontra. 

    Podem ser feitas pelo familiar, advogado e a própria pessoa presa. 

    O Modelo de Pedido de Aproximação Familiar pode ser encontrado em nosso blog, na aba de documentos. 

    Requisitos da transferência por aproximação familiar: 

- Cumprimento de um sexto da pena; 

- Não ter falta disciplinar recente, não possuir envolvimento em organização criminosa; 

- Estar a doze meses em unidade prisional da SAP. 

    O pedido deve ser instruído com comprovante de residência dos familiares do preso (aqueles que estão no rol) comprovando que a distância entre a residência e a unidade prisional solicitada para remoção. 

    Contato Coordenadorias Regionais: http://www.sap.sp.gov.br/dir-coo.html 

    Contato com nossa Unidade Prisional: https://cdpaguai.blogspot.com  - E-mail será enviado apenas por WhatsApp 

    Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) atende familiares e pode auxiliar também com relação à demanda: http://www.sap.sp.gov.br/crsc/egresso... 

    De modo geral, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

    Lembrando que a solicitação deve ser feita em uma unidade prisional de mesmo regime, confira nesse link as nossas Unidades Prisionais: http://www.sap.sp.gov.br/uni-prisionais/pen-.html





segunda-feira, 13 de maio de 2024

15 de maio - Dia do/a Assistente Social



Celebra-se no dia 15 de maio como o Dia do/a Assistente Social. Profissional mais do necessário para a defesa dos direitos humanos, o Assistente social tem como principal desafio compreender a realidade dos indivíduos, construindo propostas de trabalhos adequados com às suas necessidades. Ele atua na garantia dos direitos do cidadão, através da mobilização dos recursos da comunidadevia políticas tanto nas esferas públicas quanto privadas e em organizações não governamentais (ONGs).

A data foi escolhida em virtude do Decreto 994/62 editado em 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da clase. A prática profissional também é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição de 1988 e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Atualmente existem no Brasil cerca de 110 mil assistentes sociais inscritos/as nos CRESS em exercício profissional.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Maio Amarelo

 




O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

O envolvimento destes vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação de campanhas educativas.
Para fomentar e auxiliar nas ações, disponibilizamos o link de acesso ao material da campanha de 2024.


Entendendo termos prisionais

 De repente preso!     Aqui por ser uma unidade mista, onde possui diversos tipos de condenações, assim como pessoas que não foram condenada...