quarta-feira, 24 de abril de 2024

26/4 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial



A data, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.


Sintomas:

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.


Principais causas:

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.


Tratamento e cuidados após o diagnóstico:

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.


Complicações:

As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. O tratamento da hipertensão, de forma continua, amplia a qualidade e a expectativa de vida.


Prevenção e controle:

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o diabetes.


Fontes:

Ministério da Saúde. Hipertensão: vida saudável o melhor remédio
Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas
Sociedade Brasileira de Cardiologia

terça-feira, 23 de abril de 2024

Entendendo termos prisionais

 De repente preso!


    Aqui por ser uma unidade mista, onde possui diversos tipos de condenações, assim como pessoas que não foram condenadas, custódia, transito etc. Muitos dos familiares não conhecem nenhum tipo de procedimento em um presídio. Pensando nisso vamos explicar os principais termos e onde podemos entender como proceder para cada termos especificado.


Rol de Visita

    Quando a pessoa é presa, ela irá indicar as pessoas que ele tem vínculo, a partir desse momento, essa pessoa está apta a se cadastrar no Rol de Visitas. A partir do momento que esta cadastrada no Rol de Visitas, essa pessoa poderá realizar todas transações relacionadas a pessoa presa, como a visita, jumbo, sedex, pecúlio, etc.

Assista o vídeo explicativo sobre o Rol de Visitas e suas Regras: https://youtu.be/5I5JM-zhk6E

Jumbo

    Este termo é usado para as mercadorias que são permitidas entrar nas unidades prisionais, existe uma lista de itens permitidos, que podem ser enviado pelo correios ou entregue pessoalmente em cada unidade.

Assista o vídeo explicativo sobre o Jumbo: https://youtu.be/j0axIequgxs

Conexão Familiar

    A pessoa presa pode receber um e-mail por semana, onde esse e-mail é impresso, entregue à pessoa presa, após a resposta, ela será escaneada e enviada ao remetente.

Toda explicação e formulário pode ser encontrada nesse link: http://www.sap.sp.gov.br/conexao-familiar-msg.html 

Pecúlio

    Esse termo é usado para toda movimentação de saldo disponível (dinheiro), podendo ser paga à pessoa presa como a pessoa presa pode pagar ao familiar.

Assista o vídeo explicativo: https://youtu.be/9VNLoZACf6g


    Todas esses informações poderá ser encontrada nesse Blog, assim como no site oficial da SAP.

    Nosso canal do YouTube também contem respostas de inúmeras dúvidas, além dos vídeos, temos a playlist com as perguntas frequentes: Centro de Detenção Provisória de Aguaí - YouTube






segunda-feira, 22 de abril de 2024

Campanha de vacinação contra gripe em SP começa nesta segunda (25)



O Governo de São Paulo inicia nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a gripe – doença provocada pelo vírus influenza. A ação acontece nos 645 municípios paulistas até o dia 5 de maio e visa ampliar a cobertura vacinal contra a gripe para 18,1 milhões de pessoas de grupos prioritários como crianças de até seis anos, gestantes, professores do ensino básico e idosos.

Com a chegada do outono, há maior prevalência das doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripes e resfriados. A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, Tatiana Lang D’Agostini, explica que a mudança de estação propicia o aumento de casos e a vacinação pode prevenir esse cenário.

“Esse período acentua as doenças respiratórias agudas, por isso, para evitar a proliferação do vírus, é fundamental adotar as medidas de prevenção e se imunizar”, afirmou a especialista, que também destaca a necessidade de ampliação da imunização.

“Em 2023, tivemos uma cobertura de 53% em todo estado. A meta para essa campanha, é que ela supere os números do ano anterior, fazendo com que o máximo de pessoas estejam imunizadas”, acrescentou.

O CVE recebeu do Ministério da Saúde mais de 1,7 milhões de doses da vacina contra o vírus influenza. A distribuição para os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) foi feita nos dias 19 e 20 de março.

Vacina 100 Dúvidas


O Governo de São Paulo criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/

Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
Profissionais de saúde
Gestantes
Puérperas
Professores do ensino básico e superior
Povos indígenas
Quilombolas
Idosos com 60 anos ou mais de idade
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
Trabalhadores portuários
População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-em-sp-comeca-nesta-segunda-25/

domingo, 7 de abril de 2024

8 de Abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer


Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm como ponto em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

"No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma data que tem como objetivo chamar a atenção de líderes políticos e de toda a sociedade em geral para o crescimento dos índices da doença, que, segundo o IBGE, vem crescendo continuamente nas duas últimas décadas."

"O que é o câncer?


O câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores, que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo. O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que, na maioria das vezes, estão geneticamente predeterminados.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos, como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais."

"Tipos de câncer


Os vários tipos de câncer correspondem ao diferentes tipos de células que temos em nosso organismo. Por exemplo, se o câncer se inicia nos tecidos epiteliais, como pele e mucosas, ele é chamado de carcinoma. Se ele começa em tecidos conjuntivos, como músculos, ossos ou cartilagens, ele é chamado de sarcoma, e assim por diante. O que diferencia os diversos tipos de câncer é a velocidade em que as células se multiplicam e sua capacidade de invadir tecidos e órgãos.

Como se prevenir


Especialistas creem que alguns fatores de risco são os causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade. Diante disso, a melhor forma de se prevenir do câncer é parar de fumar; ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, diminuir o consumo de alimentos gordurosos; evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas regularmente; evitar a exposição prolongada ao sol; e fazer exames regulares, pois isso ajuda na detecção precoce de um eventual câncer.

Tratamento do câncer


O tratamento do câncer pode ser feito por meio de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.

Por Paula Louredo - Graduada em Biologia"


Fonte: BrasilEscola

sábado, 6 de abril de 2024

07 de Abril – Dia Mundial da Saúde

 

Em 1948, países do mundo se uniram e fundaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis – para que todos, em todos os lugares, possam atingir o mais alto nível de saúde e bem-estar.

Em 7 de abril de 2023, Dia Mundial da Saúde, a OMS celebrará seu 75º aniversário – uma oportunidade de relembrar os sucessos da saúde pública que melhoraram a qualidade de vida durante as últimas sete décadas. É também um momento para motivar ações para enfrentar os desafios de saúde de hoje e de amanhã.

Mensagens chave:


– A meta “Saúde para Todos” prevê que todas as pessoas tenham boa saúde para uma vida plena em um mundo pacífico, próspero e sustentável.
– O direito à saúde é um direito humano básico. Todos devem ter acesso aos serviços de saúde de que precisam, quando e onde precisam, sem dificuldades financeiras.
– 30% da população global não tem acesso a serviços essenciais de saúde.
– Quase dois bilhões de pessoas enfrentam gastos catastróficos ou empobrecedores com a saúde, com desigualdades significativas afetando aqueles nos ambientes mais vulneráveis.
– A cobertura universal de saúde oferece proteção financeira e acesso a serviços essenciais de qualidade, tira as pessoas da pobreza, promove o bem-estar de famílias e comunidades, protege contra crises de saúde pública e nos move em direção à meta “Saúde para Todos”.
– Para tornar a saúde para todos uma realidade, precisamos de: indivíduos e comunidades que tenham acesso a serviços de saúde de alta qualidade para que possam cuidar de sua própria saúde e de suas famílias; profissionais de saúde qualificados que prestam cuidados de qualidade centrados nas pessoas; e formuladores de políticas comprometidos em investir na cobertura universal de saúde.
– As evidências mostram que os sistemas de saúde alimentados por uma abordagem de atenção primária à saúde (APS) são a maneira mais eficaz e econômica de levar os serviços de saúde e bem-estar para mais perto das pessoas.
– A COVID-19 atrasou a jornada de todos os países rumo à “Saúde Para Todos”.
– A COVID-19 e outras emergências de saúde, crises humanitárias e climáticas concomitantes, restrições econômicas e guerra tornaram a jornada de todos os países para a “Saúde para Todos” mais urgente. Agora é a hora de os líderes agirem para cumprir seus compromissos de cobertura universal de saúde e de a sociedade civil responsabilizar os líderes.
– O progresso precisa ser acelerado para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à saúde sejam alcançados.

Mensagens-chave para os Estados Membros:


– Investir em sistemas de saúde fortes é fundamental para uma sociedade próspera. O aumento do financiamento público para a saúde e a redução dos custos diretos salvam vidas enquanto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável avançam além da saúde.
– Sistemas de saúde fortes são necessários para oferecer cobertura universal de saúde e preparação para emergências.
– A cobertura universal de saúde é uma escolha política e social. Precisamos de liderança política forte e demanda pública.
– Ambientes de vida saudáveis podem transformar a vida das pessoas.
– A OMS recomenda aumentos nos “impostos de saúde” sobre tabaco, álcool, adição de açúcar e combustíveis fósseis. Esses impostos trazem receitas públicas muito necessárias.
– Entre 2023-2030, é projetado um déficit de 10 milhões de profissionais de saúde em todo o mundo. É necessário investimento em educação e geração de empregos para o setor saúde.

Pontos de ação:


– Mudança de economias impulsionadas pelo lucro e poluição para economias impulsionadas pela justiça e bem-estar.
– O sucesso deve ser medido pelo bem-estar das pessoas e ambientes saudáveis.
– Envolver e capacitar indivíduos, famílias e comunidades para maior participação social e melhor autocuidado em saúde. Assegurar a participação informada e ativa, com as pessoas no centro das decisões e resultados de saúde.
– Fortalecer os sistemas nacionais de saúde integrados usando uma abordagem de APS para fornecer serviços essenciais de qualidade com proteção financeira, com programação orientada para a equidade, sensível ao gênero e baseada em direitos para alcançar e envolver os mais necessitados e melhorar a saúde e o bem-estar de todas as pessoas em todas as idades.
– Permitir que atores não estatais participem do planejamento liderado pelo governo, revisões de progresso ou implementação para a cobertura universal de saúde.


Fontes:

Organização Pan-Americana da Saúde
World Health Organization

sexta-feira, 5 de abril de 2024

06 de abril - Dia Mundial da Atividade Física


A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.

O termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. A atividade física moderada e intensa traz benefícios para a saúde.

Em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. Alguns grupos populacionais têm menos oportunidades de terem uma vida mais ativa, entre eles: meninas, mulheres, pessoas idosas, com menos recursos financeiros, com deficiências e doenças crônicas, populações marginalizada e povos indígenas.

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.

Com o objetivo primordial de incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável, em 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030.
(Disponível em http://www.who.int/lets-be-active)

O plano de ação mostra como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030 e recomenda um conjunto de 20 áreas políticas, que combinadas, têm o objetivo de criar sociedades mais ativas por meio da melhoria os ambientes e oportunidades para pessoas de todas as idades e habilidades para praticarem mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e jogos. O documento também pede apoio ao treinamento de profissionais de saúde e outros profissionais, sistemas de dados mais sólidos, bem como o uso de tecnologias digitais.

Níveis regulares e adequados de atividade física:

– melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
– aumentam a saúde óssea e funcional;
– reduzem o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão;
– reduzem o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais; e
– são fundamentais para o balanço energético e controle de peso.


Fontes:
Aliança para o Controle do Tabagismo
Ministério da Saúde
Organização Panamericanan da Saúde

terça-feira, 2 de abril de 2024

Informações Sobre Carteirinhas

 



Para informações sobre o processo de sua Carteirinha de Visitante, ligar nessa unidade sexta-feira (horário comercial).


Entendendo termos prisionais

 De repente preso!     Aqui por ser uma unidade mista, onde possui diversos tipos de condenações, assim como pessoas que não foram condenada...